Como selecionar uma solução FP&A certa para você

As organizações, em média, mudam sua solução de FP&A a cada 8 a 10 anos , por isso é essencial que acertem, mas com esse lapso de tempo entre as mudanças, você nem sempre pode confiar no que fazia anteriormente.

Então, como você tem certeza de escolher a solução de FP&A certa para a sua organização?

Sua solução FP&A ajuda a informar decisões de negócios cruciais para dar a você uma vantagem competitiva. Aumentar a forma como você analisa, relata e planeja qualquer cenário e conduz a tomada de decisões em tudo, desde processos a investimentos.

Portanto, escolher o sistema certo é fundamental. Mas fazer isso envolve mais do que simplesmente uma lista restrita de opções. É preciso um investimento significativo de recursos, experiência e tempo de toda a organização. Como você deve ter certeza de que a solução funciona para todos que precisam dela. Mas isso também pode trazer riscos.

Quais são os riscos?

Qualquer novo investimento traz riscos. Portanto, identificar um processo de seleção de uma nova solução de FP&A é, sem dúvida, uma forma de ajudar a mitigar esse risco. E para reduzir ainda mais os riscos relacionados a uma nova implementação, você precisa saber o que procurar ao escolher uma nova solução.

O risco mais óbvio é a solução errada. Aquele que não entrega o que você ou seu pessoal precisam. Normalmente, causado por falta de pesquisa ou devida diligência. Frequentemente, as organizações selecionam apenas empresas das quais já ouviram falar ou usaram antes, em vez de procurar opções adequadas para as necessidades de suas organizações. No entanto, embora seja típico, esse não é o único risco que você enfrenta.

Outros riscos comuns envolvidos na seleção do fornecedor são:

Comprar demais ou gastar demais em recursos e funções de que você não precisa
Prometer exageradamente quando os fornecedores estabelecem metas de entrega irrealistas ou expectativas que eles não podem cumprir

Apresentação nada assombrosa de uma solução que não atinge a adesão ou adoção do usuário final
A realidade é que o software não é mais o faroeste e a maioria das soluções são muito boas, mas podem não ser boas para você. Portanto, trata-se de fazer pesquisas suficientes para entender o que eles oferecem, como isso atende às suas necessidades e quais riscos estão associados a cada opção. Mas como você faz isso?

Como você escolhe a solução de FP&A certa para você?

A verdade é que isso varia de empresa para empresa. Mas existem maneiras de controlar esse processo. 

Qualquer organização pode usar esse processo para criar um processo de avaliação estruturado que ajuda a definir os requisitos e avaliar as opções minuciosamente. O processo tem três etapas principais:

1. Melhores práticas: definir as etapas para o sucesso do projeto de gestão de desempenho
2. Requisitos principais: usar o quadrante do BPM para determinar suas necessidades e como as soluções se alinham a elas
3. Avaliação: como saber se você está procurando os melhores fornecedores para suas necessidades