O que é ERP? Como contratar?

O que muita gente sabe sobre ERP é, que se trata de um conceito de plataforma integrada de gestão corporativa, onde é possível ter acesso aos dados da empresa de forma rápida e organizada, e grande vantagem de se utilizar um ERP é a possibilidade de tomar decisões com informações precisa, ou seja, com dados confiáveis melhores serão os resultados do negócio.

O que alguns não sabem é que, outro ponto muito importante quanto à utilização de um ERP, é a automação dos processos repetitivos, permitindo o ganho substancial de tempo em rotinas administrativas do dia-a-dia nos mais diversos departamentos como financeiro, compras, recursos humanos e projetos.

Além disso, o ERP também permite a criação de ambientes complexos de relatórios gerenciais, oferecendo em tempo real todos os KPIs da companhia através de tabelas estruturadas, gráficos e curvas de tendência.

Tipos de ERP

Existem muitas opções de ERPs no Brasil, cada um deles tem suas características e funcionalidades específicas, atendendo o mercado de forma generalista ou nichada, algumas destas plataformas são tão complexas e suas implantações podem levar muitos anos.

Na hora de escolher um software para gestão é importante identificar qual destas soluções mais se ajusta ao seu negócio, procure por fornecedores que já atendem outras empresas semelhantes a sua.

Um dos pontos mais importantes a ser verificado é quanto ao segmento de atuação do sistema, pois algumas são focadas totalmente no varejo, outras na indústria ou serviços e existem aquelas que atendem apenas um único departamento, como a contabilidade, por exemplo. Quanto mais completo melhor, mas o fornecedor precisa entender do seu ramo de atividade, do contrário o processo de implantação pode ser custoso, longo e sem garantias de retorno do investimento.

A infraestrutura do sistema é um dos critérios que está se tornando mais simples de avaliar, pois a tendência mundial é dos softwares estarem todos na nuvem, ou seja, o próprio fornecedor se encarrega da manutenção do parque tecnológico, deixando você livre desta preocupação. Procure sempre uma solução alinhada com esta premissa, para que num futuro próximo você tenha que migrar para algo novo e com custo adicionais.

Ainda falando sobre a infra, o suporte e manutenção do ERP devem estar incluídos no contrato e com SLA de garantias bem discriminado, pois o bom funcionamento do sistema e sucesso do projeto dependem disso.

ERPs mais utilizados no Brasil

Hoje no Brasil o setor de serviços é o que mais emprega, portanto é natural que os sistemas com foco em empresas de serviços sejam os mais robustos e flexíveis, pois a variedade de processos e estruturas das empresas é muito grande, obrigando os fornecedores a conhecer de forma mais profunda a rotina da operação antes de desenvolver o projeto de implantação.

Um destaque nas soluções para empresas de serviços é foco nas pessoas, pois mesmo que sejam consideradas companhias B2B (empresas para empresas) o negócio é feito entre pessoas, se preocupar em entender estes dois lados é essencial.

Dentro do cenário de soluções ERPs no Brasil, observe sempre a questão de adequação a legislação e tributação, normalmente são itens críticos, que se não tiverem a devida atenção podem causar muitos conflitos com órgãos governamentais e até mesmo multas.