Como ser um bom CFO em 7 etapas

Como CFO, você não apenas ajuda sua organização a sobreviver a uma crise; você deve procurar maneiras de ajudá-la a responder e prosperar. Liderando decisões estratégicas e usando seu planejamento financeiro e processos de análise e experiência para ir além do esperado.

Mas fazer isso nem sempre é óbvio ou fácil. Então, reunimos várias coisas importantes que você deve fazer para chegar lá:

7 dicas de planejamento financeiro para CFOs

1. Crie a cultura de "Finanças em primeiro lugar"
Como os melhores CFOs sabem, a transformação digital traz benefícios significativos. Uma das maiores é permitir que diferentes departamentos trabalhem juntos e entendam sua contribuição para o negócio.

Fazer isso acontecer requer um maior trabalho multifuncional e melhor comunicação e compreensão. E depende de você garantir que todos na empresa entendam como suas contribuições e ações afetam seus resultados financeiros - positiva e negativamente. Feito da maneira certa, você cria uma cultura que considera as finanças em primeiro lugar para tudo.

2. Traga outras pessoas para a jornada financeira
Os CFOs não trabalham no vácuo. Orçamentar e prever, bem feito, é um processo democrático. Você atinge as metas estabelecidas por seus acionistas e pelo Conselho e obtém a adesão de seus colegas no nível operacional que executam e entregam os números.

Nesse caso, habilidade e pensamento estratégico são benéficos. Mas também depende de você informar, educar, influenciar e inspirar.

Por exemplo, a maioria das pessoas em sua organização não entenderá os efeitos dos atrasos no planejamento, entrega, assinatura de pedidos ou como a simples não conformidade pode afetar o fluxo de caixa. Como você pode ajudar?

Como CFO, você deve se tornar coach e facilitador. E você faz isso de três maneiras principais:

- Treine gerentes não financeiros nas melhores práticas básicas para criar comportamentos que evitem erros dispendiosos e apoiem os resultados financeiros.
- Comunique os objetivos financeiros com clareza e dê o exemplo ao usá-los.
- Baseie os sistemas de incentivos no desempenho financeiro com políticas de bônus ponderadas para refletir as contribuições do fluxo de caixa da equipe sempre que possível. E as metas de desempenho financeiro de toda a empresa podem se tornar mais relevantes para todos.

3. Evolua conforme o negócio evolui
Aumentar o impacto das pessoas nas suas finanças é fundamental para as empresas, visto que a pressão para impulsionar os custos e aumentar a eficiência operacional. Mas como?

A chave para “como” reside na parceria de negócios e na extensão de sua função por toda a organização como um fator-chave para o alinhamento estratégico.

Recentemente, isso levou a uma ampliação da função do CFO. Um estudo realizado pelo CFO Dive descobriu que muitas organizações estão agora eliminando os cargos de COO e transferindo essa responsabilidade operacional para seus CFOs. Isso significa que agora você é a chave para a evolução de cada equipe, seja ela financeira, compras, vendas ou muito mais.

Além disso, as finanças são mais potentes quando se trabalha com equipes de operações e vendas neste nível. Portanto, como CFO, você deve ser o catalisador para criar maiores afiliações entre vendas e finanças, quebrando barreiras históricas à colaboração.

As vendas precisam ver o CFO e a equipe de finanças como seus parceiros e destinos para resolver problemas de descontos de preços, remuneração e esquema de bônus. Isso significa que depende de você criar esse ambiente e desenvolver as habilidades pessoais de que sua equipe precisa para educar as equipes não financeiras.

4. Seja flexível
Os CFOs não devem ficar paralisados. Quer se trate de um orçamento complicado, novos ambientes desafiadores para sua equipe ou a equipe não consegue entender as pressões e motivadores do mercado, as finanças estão mudando continuamente. Portanto, em vez de defender linhas arbitrárias na areia, você tem o poder de mudar e ver o quão flexível pode ser.

Claro, você ainda precisa tomar decisões comerciais e pessoais difíceis. Sim, você é um CFO porque conhece os números, mas os números nem sempre são o que as pessoas precisam de você. Você dá vida à imagem estratégica e entende as ligações entre os dados operacionais e resumidos e como obter insights a partir deles.

Isso pode ajudar outras pessoas a perceber a importância do crescimento acima das margens ou impedir que as pessoas fiquem atoladas em porcentagens, em vez de ver os benefícios do negócio como um todo.

5. Use ferramentas de planejamento financeiro e análise
CFOs inteligentes sobrevivem aos desafios usando o planejamento e a análise financeira (FP&A) em todo o seu potencial. Tomar decisões mais rápido porque o futuro não vai esperar você ficar pronto.

E embora você não possa planejar tudo, conectar e usar todos os seus números é a única maneira de se preparar para qualquer coisa. As pessoas precisam confiar em seus planos de FP&A. Portanto, seus planos fornecem a eles as ferramentas e os insights de que precisam para entender os pontos fortes, a flexibilidade e as oportunidades que têm pela frente.

A tecnologia faz isso acontecer, permitindo que você traga seu conhecimento e experiência em seu planejamento de FP&A . E, à medida que suas soluções de planejamento financeiro amadurecem, seus processos de planejamento, orçamento e previsão ficarão mais inteligentes e rápidos.

6. Confie em seus instintos
Nem sempre você sabe o que está por vir nos negócios, mas sua experiência e instintos podem encontrar soluções melhores.

Isso não significa que você não deva usar números ou fatos. Mas, em vez disso, você precisará de um portfólio de cenários ou testes de estresse e conjuntos de ações que pode executar rapidamente para enfrentar as ameaças que se aproximam. É um item obrigatório para qualquer CFO.

Isso deve se tornar uma memória muscular para você e sua equipe. Como uma simulação de incêndio, para que todos saibam como agir instintivamente quando um incêndio real acontece. Não ouvimos o alarme e depois formamos um comitê para decidir o que fazer a seguir - estamos programados para responder.

O que é empolgante é como a tecnologia dá vida a isso. As ferramentas certas de planejamento de FP&A realizam um planejamento sofisticado de cenários com dados atualizados. Permitindo que você teste os resultados de suas suposições quase em tempo real para avaliar o melhor curso de ação.

7. Olhe além do que está à sua frente
Um erro comum que os CFOs cometem é reagir aos desafios procurando instantaneamente reduzir sua força de trabalho. Lembre-se de que, quando a confiança do mercado retornar, é o seu pessoal que vai mudar as coisas mais rapidamente para você. Então, como cortá-los ajuda nisso?

Em vez disso, considere onde você precisa de força e profundidade para aumentar a resiliência. Uma possibilidade é usar dados quando a demanda cair em uma área para entender se você pode realocar esses colegas qualificados para outras áreas da empresa. Ajudando a reter e desenvolver talentos, ao mesmo tempo em que direciona as necessidades do negócio.

Da mesma forma, vale a pena entender como a tecnologia ajuda, seja substituindo tarefas manuais por processos autônomos baseados em TI ou criando vários cenários de orçamento e previsão com o toque de alguns botões.

Empresas de sucesso estão usando inovações tecnológicas para coisas além do operacional. Por exemplo, enviar pesquisas de pulso de engajamento regulares para obter insights em tempo real sobre o bem-estar, o desempenho e a motivação de nosso pessoal, o que, por sua vez, leva a uma melhor tomada de decisões e a um maior engajamento dos funcionários.

Agora é a hora de mudar

Agora é precisamente a hora em que os CFOs podem se destacar. A incerteza não vai a lugar nenhum. Portanto, é vital que você assuma a liderança e ajude o setor financeiro a ir além dos números.

Suas habilidades ajudarão seu negócio a se tornar verdadeiramente estratégico. Nunca houve um momento em que suas habilidades de CFO fossem mais necessárias para o sucesso.

Como ajudamos os CFOs a brilhar?

Fazer essas mudanças pode ser surpreendentemente fácil, mesmo nas condições atuais. Com a tecnologia certa para apoiá-lo, você pode colocar planos em ação mais rápido do que nunca. E faça isso enquanto se comunica e se envolve com a empresa mais ampla do que nunca.

Para fazer isso, confira o pacote People Experience da Unit4 . Esta solução abrangente oferece as ferramentas de que você precisa para se tornar o CFO estratégico de amanhã, não importa como sua função evolua ou cresça.