O que é modelagem financeira e como ela tem sobrecarregado algumas organizações

Como você usa os dados e o conhecimento que tem para planejar de forma mais inteligente? Fácil, você usa modelagem financeira e forecast para prever o futuro com mais precisão. Parece simples? É, dependendo de como e onde você está fazendo isso.

Para que serve a modelagem financeira?

A modelagem financeira é um processo que as empresas usam para entender sua posição financeira atual e prever o futuro. Usando dados compilados de seu desempenho histórico e de outras fontes, as empresas podem fazer suposições sobre o que enfrentam e a melhor forma de lidar com isso.

Então, o que significa modelagem financeira? Bem, a modelagem financeira é simplesmente uma ajuda para uma melhor tomada de decisão. Removendo as suposições e permitindo que você faça planos detalhados e precisos que podem suportar qualquer coisa, desde relatórios e previsões até crescimento ou até aquisições e muito mais.

Como a modelagem financeira sobrecarrega sua organização?

Melhores decisões significam melhores resultados. Mas as melhores decisões só vêm de dados melhores e da capacidade de usar e entender esses dados. É aí que entra a modelagem financeira.

As empresas constroem modelos financeiros usando o maior número possível de fontes de dados. Eles então tentam interpretar o que esses dados dizem sobre sua organização e os comportamentos de seus clientes e seu pessoal, alinhando isso com o desempenho de seus processos, pessoas e serviços.

Tudo soa igualmente simples e excessivamente complicado. Mas existem maneiras de acertar e maneiras de errar. 

Como acertar na modelagem financeira?

Esta não é uma pergunta difícil de responder. Existem muitas ferramentas modernas de forecast, planejamento e análise, como o Unit4 FP&A, disponíveis hoje que podem corrigir esse problema instantaneamente. Eles vão muito além das planilhas, transformando seus relatórios e planejamento quase da noite para o dia. Mas como? Vamos dar uma olhada:

Como a Unit4 pode transformar sua modelagem financeira?

Aproveite o poder de equipes totalmente alinhadas com o software inteligente Unit4 FP&A  para impulsionar o sucesso. Nossas soluções ajudam você combinando planejamento e análise financeiros automatizados e baseados em IA, gerenciamento de orçamento e previsão financeira com painéis altamente interativos e modelos pré-configurados poderosos.

Quer saber mais?

Para descobrir mais, você pode conferir nossas páginas dedicadas de produtos FP&A aqui ou clicar aqui para agendar uma demonstração e ver o que nossa solução pode fazer por sua organização.