5 ferramentas essenciais para trade marketing

Para as agências de trade, tempo é algo essencialmente importante, pois grande parte dos projetos são sazonais e tem limites rígidos de início e término, não é mesmo?

Por isso as ferramentas digitais que ajudam a ganhar tempo são tão necessárias, os resultados do negócio são diretamente impactados pelas soluções adotadas.

Segundo pesquisa recente do DJS Research, em média 69 dias úteis do ano são gastos em rotinas administrativas ou tarefas repetitivas, 80% das empresas acreditam que a tecnologia pode ajudar e 74% dos que já utilizam, dizem que a produtividade aumentou.

Entendo este cenário sugerimos uma lista de ferramentas que se encaixam muito bem no formato de trabalho das agências de trade marketing e efetivamente pode trazer muitos benefícios, seguem abaixo:

  1. Controle de orçamento

Numa agência de trade, administrar o orçamento é um dos processos mais importantes, pois é neste momento que se busca o equilíbrio entre gastos e receita para que a operação tenha lucro, premissa básica de sustentabilidade para qualquer negócio.

Uma ferramenta que te ajude a ter precisão nos dados coletados, integre as diversas áreas envolvidas e te ofereça previsibilidade é essencial para a gestão, pois alterações acontecem o tempo todo e será preciso tomar decisões da forma mais assertiva possível.

  1. Ciclo de vida de projeto

Começo, meio e fim, tudo o que um projeto deve ter, correto? Não, vai muito além disso e no caso dos clientes do trade é extremamente relevante a geração de valor alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.

Quando começar um projeto, quais recursos de pessoas e financeiros utilizar e o quais seriam os cenários possíveis de redundância, toda essa análise se torna ainda maior quando a conta é de uma gigante de alimentos por exemplo, pois são inúmeros produtos, alguns inclusive sazonais, aí que entra a importância da gestão do ciclo de vida do projeto, para manter tudo sob o controle, nos mínimos detalhes.

Além disso, a ferramenta pode, e deve, ajudar também nos projetos internos da agência, os usos podem ser desde uma aquisição simples de software até uma complexa mudança física de endereço.

  1. Gestão de pessoas

Pessoas, são o núcleo de qualquer agência de trade, o bem mais valioso do negócio, por isso cuidar com atenção das pessoas é a chave do sucesso.

Quando se fala de ferramentas de gestão de pessoas, vem logo à cabeça a folha de pagamento, mas a função é muito mais abrangente, incluindo fluxos de contratação, gestão de benefícios, treinamento, engajamento, relatórios de performance e até disseminação de cultura corporativa.

A inteligência por trás das ferramentas ajuda inclusive na realocação de membros da equipe para outras áreas, onde seu perfil poderá ter mais potencial de desenvolvimento, outro exemplo é a sinalização automatizada de pessoas que estão elegíveis a subir de cargo, ajudando na retenção de talentos e reduz o turnover tão comum no segmento.

  1. Gestão de serviços em campo e reembolsos de viagem

Sempre tem alguém indo ou voltando, este é o cotidiano de uma agência, os promotores estão sempre em visita ao PDV para garantir que toda a estratégia criada seja colocada em prática, mas também é função dele trazer os insights para que se possa entender melhor o shopper, porém todo esse fluxo externo acaba gerando mais uma necessidade de controle, os reembolsos.

Reembolsos de despesas/viagem podem ter diversos formatos de acordo com o negócio, mas no geral se utiliza controle de quilometragem sobre os veículos, sejam da empresa ou do colaborador, para que se possa reembolsar os gastos com combustível, desgastes e eventuais seguros, além disso outras despesas como alimentação, estadias e estacionamentos também podem surgir.

Portanto, uma ferramenta que torne prático e rápido todo esse fluxo de informações é de grande importância, pois facilita a vida do colaborador que poderá enviar seus cupons fiscais através do celular de qualquer lugar e do lado do gestor, poderá ser acompanhado as métricas de avaliação de gastos e bloqueio de possíveis fraudes no processo.

  1. IA e Assistentes virtuais

Estima-se que até 2055, 85% dos aplicativos utilizem tecnologia de inteligência artificial, esse é um caminho certo em nosso futuro, por isso, muitas empresas já adotam IA em seus produtos para que seja aperfeiçoado junto a seus clientes, pois através de machine learning as aplicações podem aprender com cada interação dos usuários e melhorar sua própria eficiência exponencialmente. 

Os assistentes virtuais são um belo exemplo de inteligência artificial, pois permitem melhor o desempenho em tarefas rotineiras como abrir documentos ou gerar cadastros por comando de voz, mas o grande destaque deste recurso é o aprendizado, ou seja, quando mais você usa, mas ele aprende e se adequa ao seu perfil, por exemplo, se você sempre cadastra uma despesa num centro de custo fora do padrão, ele vai entender que para você este é padrão e sempre definirá como primeira opção, entendendo que desta forma reduzirá o seu tempo gasto com esta solicitação.

Enfim, muitas ferramentas podem ajudar você no dia-a-dia da operação, mas começar pelas mais importantes é um caminho simples de ser seguido para um futuro de sucesso.

Sucesso e até mais!