Quer saber como melhorar seus processos de relatórios financeiros?

Por Donna Dobson da Unit4

Queríamos saber também. Portanto, estamos dando uma olhada no que os especialistas têm a dizer. Para descobrir, examinaremos os resultados do estudo anual da BPM Partners, especialistas independentes do setor, sobre o estado dos relatórios financeiros para entender por que tantas organizações estavam optando por transformar seus processos de relatórios financeiros durante uma crise.

Durante abril e maio de 2020, foram ouvidos mais de 300 líderes financeiros em todos os setores para descobrir se melhores soluções de relatórios financeiros, gerenciamento de orçamento, planejamento e demonstrativos estavam ajudando na resposta aos desafios únicos de hoje. 

Os desafios para fechamento e geração de relatórios financeiros

No momento, o fechamento financeiro e a geração dos relatórios faz com que muitas organizações estejam enfrentando desafios semelhantes, incluindo orçamentos mais lentos, fontes de dados não conectadas, incapacidade de determinar a lucratividade real e falta de alinhamento estratégico.

E enfrentar esses desafios em um mundo de trabalho inesperadamente remoto acelerou a necessidade de digitalizar os processos de relatórios financeiros em todos os setores.

Então, como você implementa essas novas estratégias e soluções de relatórios financeiros digitais em uma força de trabalho agora fragmentada? Especialmente quando as equipes financeiras estão descobrindo que as planilhas não conseguem mais acompanhar.

Como melhorar os relatórios financeiros e enfrentar os desafios de frente?

A pesquisa descobriu que muitas organizações estavam enfrentando uma escolha difícil sobre a melhor forma de abordar esses desafios. Para melhorar seus processos de relatórios financeiros para o futuro, eles poderiam tentar encontrar soluções temporárias rápidas que funcionassem no curto prazo. Ou eles podem ter uma visão ampla e analisar os benefícios de uma transformação financeira completa que envolva toda a organização. 

Curiosamente, dos líderes financeiros com os quais a BPM Partners conversou, muitos optam pela abordagem mais abrangente e ousada, mas por quê? Normalmente, a justificativa era que essa rota oferecia uma base sólida para construir o futuro.

Fazendo a transformação do processo de relatório financeiro acontecer

Então, para as equipes que buscam transformar sua estratégia de relatório financeiro, qual é a próxima etapa?

A transformação digital de sucesso vem de encontrar a solução certa para sua organização. Hoje, alimentar processos modernos de relatórios financeiros requer sistemas integrados e flexíveis. Ferramentas financeiras como FP&A reúnem todos os seus dados, pessoas e sistemas em um só lugar. E dá a você a capacidade de turbinar a tomada de decisões, encontrar insights significativos com mais rapidez e trabalhar de forma mais colaborativa.

Mas como você sabe se a solução é certa para seus processos de relatórios financeiros?

A maneira mais simples de julgar o sucesso de uma solução é medir seu desempenho ao vivo em relação aos requisitos iniciais. Isso permite que você crie uma solução mais ágil e completa que oferece precisão, insights e tomada de decisões de maneiras mais rápidas e inteligentes. Ele também substitui a tecnologia e os processos que mantêm sua organização desconectada e cria uma maneira de trabalhar mais simplificada e adaptável. Ele pode gerenciar qualquer crise futura que seu setor enfrente sem a necessidade de outra transformação total dos sistemas e processos financeiros.

Como se chega lá?

Quando os benefícios parecem tão empolgantes com a promessa de melhor adoção e melhores resultados em toda a organização, parece uma vitória fácil. Então, qual é o truque? É que não importa o quão empolgantes esses benefícios sejam, eles têm um custo. Seja tempo, recurso ou dinheiro, ainda assim é um custo. No momento, assumir custos como esses pode parecer um risco muito grande. Ou pelo menos é o que você pode pensar.

Na verdade, o estudo da BPM Partners revelou que essa aversão ao risco não era o caso. Para mais de 62% das organizações com as quais eles falaram, aumentar o foco e investir na transformação da mudança de relatórios financeiros foi fundamental para sua resposta ao impacto da crise. Como eles perceberam que transformar e melhorar os processos de relatórios financeiros era mais importante do que o custo? 

Eles fizeram isso entendendo seus motivadores para a mudança. E o que os resultados da inação significariam para suas organizações.

Para a maioria das organizações que estão transformando seus processos financeiros em 2021, esses motivadores são muito semelhantes. No entanto, nem sempre é esse o caso. Nesta pesquisa, a BPM Partners descobriu que a maioria das organizações se concentrava na necessidade de planejamento estratégico, previsões mais frequentes e modelagem de cenários. 

Porém, vale a pena lembrar que esses resultados foram uma resposta específica aos desafios em torno do planejamento e da imprevisibilidade que as equipes financeiras enfrentam atualmente. Isso mudará conforme a economia e sua organização evoluem. Mas a importância de conhecer seus motivadores de mudança antes de empreender qualquer transformação sempre permanecerá essencial.

Melhore seu planejamento financeiro com a Unit4

Descubra como a Unit4 pode impulsionar seu planejamento financeiro com nosso recente webinar. Onde especialista independente e CEO da BPM Partners, Craig Schiff conversou com Oliver Sullivin e Richard Ludlow da Unit4 para explorar a pesquisa acima em detalhes e entender por que mais do que nunca as organizações estão procurando mudar suas ferramentas financeiras durante a maior mudança econômica em um século.

FP&A