Quais são as melhores práticas para Controllers de sucesso?

Por mais que as empresas começam a ter um retorno ao normal, elas ainda enfrentam a perspectiva de crescente instabilidade e mudança.

Então, o que faz um controller em uma empresa hoje em dia?

Neste momento, você enfrenta duas perguntas aparentemente simples, mas cujas respostas trazem consequências profundas. Se as expectativas “antigas” de finanças estão caindo após a turbulência do ano passado, o que tomará seu lugar e qual é o seu papel na equipe financeira de amanhã?

Para responder a isso, estamos analisando nove mudanças em sua função de controladoria financeira que transformarão a forma como sua posição evolui no futuro.

  1. Evolua sua função de controladoria

À medida que o papel do seu controller financeiro evolui, ele assume preocupações mais focadas em executivos, como relações com investidores e responsabilidades financeiras, que costumavam ser exclusividade dos controllers de nível superior.

Além disso, a rápida expansão das funções financeiras significa que os CFOs sobrecarregados precisam confiar em seus controladores financeiros para assumir responsabilidades adicionais que tradicionalmente cobriam. Algumas organizações até ignoram totalmente os CFOs ou começaram a combinar suas funções de CFO e Controller, para transformar os controllers seniores em executivos de fato.

  1. Faça com que os relatórios de desempenho digam mais

No passado, o relatório de desempenho era quase uma função de “registro de pontuação” para muitas empresas. No entanto, hoje os controladores financeiros estão desempenhando um papel mais proativo nos relatórios de desempenho. Responsável por fornecer orientação sobre o monitoramento em tempo real dos objetivos de negócios usando as ferramentas mais recentes para encontrar e visualizar dados complexos de maneiras fáceis de digerir e envolventes. Longe vão os dias de caixas de seleção. Cabe a você liderar o caminho.

  1. Dados, dados, dados (e mais dados)

As organizações esperam cada vez mais que você vá além de seu foco histórico em conformidade e precisão de dados (mantendo-os, é claro) e comece a se mover para uma posição que genuinamente identifique e utilize o poder de seus dados e experiência. Cabe a você fornecer um mandato claro para visualizar os dados financeiros de sua organização como um conjunto de ferramentas dinâmico e orientado por funções, em vez de simplesmente um ponto de referência fixo.

  1. Pense maior. Pense estrategicamente.

À medida que sua organização integra departamentos díspares em uma unidade colaborativa e orientada para a missão, ela espera que sua equipe faça esse futuro financeiro acontecer. Assim, o pensamento estratégico se tornará essencial para suas funções de controladoria. Ou seja, você precisará ir além dos números ao relacionar os dados financeiros às metas e objetivos do seu negócio. Agora, os controladores financeiros precisam se fixar em detalhes com forte visão de negócios e capacidade de se comunicar em todos os níveis.

  1. Colaborar e comunicar

À medida que sua equipe se tornar um centro de conhecimento para sua organização, você precisará se comunicar e colaborar mais com outros departamentos e pessoas chave. A comunicação convincente se tornará a ferramenta mais poderosa em seu arsenal para atingir metas estratégicas e um requisito para aumentar a colaboração e reconhecer sua contribuição para a missão em toda a organização.

  1. Torne-se um expert em contratação de pessoal

À medida que o papel de sua equipe evolui, a necessidade de talentos de alta qualidade aumentará. Mais do que nunca, o foco está em encontrar pessoas que possam enfrentar o cenário complexo à frente e se adaptar a um contexto em mudança para suas funções. E você precisa saber onde procurar e como atrair essas pessoas, o que não é fácil.

  1. A Revolução do Autoatendimento

Grande parte do futuro dos controladores financeiros está relacionado à expansão de seu papel. No entanto, os limites tradicionais de sua função também estão passando por uma revolução, graças ao crescimento explosivo do autoatendimento financeiro. Se você já usa um sistema ERP, provavelmente está familiarizado com novos recursos, como relatórios de despesas de funcionários gerados automaticamente e captura de recibos em tempo real. Mas, embora o auto-relato possa ser mais conveniente, sua supervisão como controlador financeiro ainda é essencial. Ou seja, cabe a você transformar os dados gerados pelos funcionários em um resultado de relatório coeso, consistente e compatível.

  1. De guardião de dados para facilitador de dados

Todos aceitam a posição do controlador financeiro como detentor dos dados financeiros de uma empresa, que continua a ser fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. Mas os tempos mudam e as organizações integradas de amanhã precisam mais de seus controladores. Sua posição de 'guardião' está mudando para se tornar a força motriz para análise de dados e insights. A expectativa é que você lidere a criação e implementação de procedimentos que identifiquem e compartilhem dados valiosos com quem precisa. Essa função estará no centro de sua posição como entidade estratégica dentro do negócio.

  1. Conheça seus desconhecidos desconhecidos

Os tempos recentes nos ensinaram que estar pronto para qualquer coisa é a realidade em que vivemos. O planejamento de cenários e o gerenciamento de riscos não são simplesmente uma ilusão ou um "bom de se ter"; Eles são necessários. E seu uso aumentará à medida que você desenvolver seu planejamento de risco. Eles permitem que você responda às mudanças e faça previsões de maneiras mais abrangentes e inovadoras, para que você nunca mais fique para trás.

Impulsione as melhores práticas de seu controlador financeiro com Unit4 FP&A

Nossa solução, uma das melhores do mercado, transforma perfeitamente seus aplicativos financeiros, oferecendo à sua equipe o gerenciamento financeiro diário e os insights em tempo real necessários para ajudar a impulsionar o sucesso da sua controladoria financeira.

Obtenha uma visão financeira completa com detalhamento em tempo real de saldos de alto nível até documentos de origem. Use “Flexi-fields” para capturar informações relevantes, ajudando seu pessoal a tomar melhores decisões com mais rapidez. Deixe que o Unit4 FP&A transforme suas equipes financeiras de uma visão retrógrada para uma visão de futuro - com insights, conselhos e liderança.

 

Saiba mais sobre o Unit4 FP&A ou agende uma demonstração com um de nossos consultores.