ERP para trade marketing existe?

Hoje em dia muitas agências de trade marketing buscam uma solução que seja o mais específica possível, que atenda às suas necessidades nos mínimos detalhes e que o fornecedor seja especialista no seu segmento de atuação, mas será que existe um ERP que seja particularmente focado nesse setor?

A resposta para esta pergunta é sim e não, calma eu explico, a conclusão dessa busca depende de muitos fatores para se dizer o que é o ideal de solução.

Sim, existem ERPs especializados em trade e que possuem uma série de módulos que vão de roteirização de equipes até planejamento do PDV, mas no geral estes sistemas deixam a desejar na integração com outros departamentos da empresa como financeiro e RH que são importantes áreas dentro do processo estratégico e operacional.

E não, outros ERPs se apresentam como opção generalista, atendendo de forma mais ampla qualquer segmento, nestes casos é importante qual é o foco da solução, pois isto é um diferencial e pode ser a chave para dizer se o ERP atende ou não ao trade marketing.

Na hora de escolher uma plataforma tecnológica para gerir os departamentos de forma integrada, há muitos pontos a serem analisados, normalmente se começa o processo de escolha pelos pré-requisitos do departamento financeiro, porque aí está um importante elo de ligação entre todas as áreas da empresa, eles são os responsáveis pela saúde financeira do negócio, prover recursos e também zelar pelo patrimônio.

Dentro ainda do financeiro estão contabilidade, tesouraria, gestão de custos, controle de tributos, planejamento orçamentário e demonstração, é uma operação complexa e de difícil consolidação, por isso é tão importante colocar em primeiro lugar a adequação do ERP a estes processos, encontrar uma ferramenta de agilize e de precisão nas informações é crucial para a tomada de decisões.

O que um ERP para trade marketing deve ter?

Separamos alguns itens que podem te ajudar na hora de escolha da melhor opção:

- Foco em serviços
O ERP deve ser especialista em serviços e não em varejo ou indústria, isso é importante para entender o grau de flexibilidade da plataforma na questão customização, pois serviços é o segmento mais complexo da economia e com este foco a solução pode atender desde um escritório de advocacia até um provedor de satélites.

- Orientado às pessoas
Atividades de trade são idealizadas, planejadas e executadas por pessoas, não por máquinas. Então procure um ERP com este foco, que ofereça recursos que tornem melhor e mais produtivo trabalho das pessoas.

- Módulos
Lembrando que a decisão deve ser tomada pensando na empresa como um todo, é essencial que o ERP traga os módulos mais importantes para o seu negócio como por exemplo financeiro, projetos, RH, compras e principalmente um módulo de gerenciamento de serviços em campo.

- Integração
A plataforma de gestão deve ser capaz de se integrar facilmente com outros sistemas de mercado, no segmento de trade é bem comum haver outros softwares na operação para, por exemplo, gerir o do ponto de venda e trazer informações relevantes sobre o shopper e comportamento do mercado.

- Infraestrutura
Pensar no médio e longo prazo é igualmente importante, pois o ROI da aquisição de um software de gestão se faz em anos, portanto analise a infraestrutura da solução, sua base tecnológica e como ela se mostra capaz de acompanhar o crescimento do seu negócio com suporte a atualizações constantes.

Além desses pontos, você também deve levar em consideração fatores críticos na sua operação, se a agência tem mais empresas no grupo a solução de ERP deve ser multiempresa ou talvez até multi moeda e multi idioma no caso de filiais ou clientes internacionais.

Por isso, na hora de escolher, converse com os consultores e deixe o provedor entender bem as suas necessidades, por mais específicas que elas possam parecer, detalhe cada processo e pré-requisitos técnicos, pois é assim que você terá uma solução ajustada e que te traga bons resultados nos desafios deste novo ano.

Sucesso e até mais!