ERP na nuvem é inevitável

Os ERPs impulsionam as empresas e, em nosso mundo de trabalhadores remotos, a nuvem é a maneira mais flexível, escalonável e econômica de fornecer soluções para o sucesso.

A nuvem torna o trabalho remoto mais produtivo e acessível, é exatamente isso que as empresas de amanhã precisarão para sobreviver.

Mudar para o ERP na nuvem é inevitável. A única pergunta que você deve fazer é, quando.

Quando devo mudar para a nuvem?

A mudança generalizada para aplicativos baseados na nuvem, trabalho remoto e um crescente reconhecimento dos benefícios do ERP baseado na nuvem já está acontecendo. Com muitas organizações já migrando aplicativos de back-office para a nuvem, essa tendência deve se acelerar nos próximos anos.

Curiosamente, a pandemia global apenas tornou isso uma prioridade maior e empurrou os prazos para a frente. Portanto, ignore as vantagens das abordagens SaaS para ERP por sua conta e risco, pois isso se tornará a regra.

Então, como e onde as organizações devem trabalhar? Para ter uma visão mais ampla do que está acontecendo com o modo, onde e como trabalhamos, fizemos uma parceria com a Computing Research para pesquisar 150 tomadores de decisão de TI europeus. Aqui está o que encontramos:

Trabalho remoto e nuvem

O trabalho remoto agora é a norma em muitas indústrias. Dos nossos participantes:

- 75% tinham a maioria de seus funcionários trabalhando remotamente.
- 84% disseram que o trabalho remoto aumentou consideravelmente em seus negócios por causa da pandemia.
- No geral, a maioria concordou que o trabalho remoto aceleraria a mudança para a nuvem.

E muito poucos esperavam que a vida retornasse aos padrões pré-COVID. Uma tendência que muito ecoou nas discussões da grande mídia sobre o assunto.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que o ERP em nuvem permite maior trabalho remoto. Porque o acesso ao ERP local via VPNs impacta negativamente a produtividade e confina as pessoas em suas casas ao acessar seus ERPs. À medida que os funcionários remotos começam a se mover mais e precisam acessar aplicativos ERP pela Internet, isso se tornará um problema maior para essas soluções.

Para entender a importância do trabalho remoto, devemos olhar para os benefícios que os ERPs em nuvem oferecem às empresas, não apenas aos seus funcionários. Junto com a produtividade e escalabilidade aprimoradas, muitos também estão se beneficiando da redução dos custos operacionais e de capital.

- Aumento de 84% no trabalho remoto desde a pandemia.
- 78% acelerando a mudança para o ERP em nuvem.
- 74% concordaram que o ERP baseado em nuvem possibilitou maior trabalho remoto.

A grande mensagem:

Facilite o trabalho remoto
Melhore a produtividade e escalabilidade
Reduza os custos operacionais.

ERP e a nuvem

A barreira mais significativa para a disseminação do ERP em nuvem foi a combinação do ERP legado sob medida e sua fragilidade subsequente. Muitas empresas acreditam que os custos e riscos de rearquitetar esses aplicativos de missão crítica são muito altos. Isso os leva a usar soluções muito além do prazo de validade.

Essas datas de validade metafóricas são importantes porque os custos de manter-se atualizado com as versões mais recentes dos produtos tornam-se cada vez mais caros. As organizações estão sempre equilibrando os custos e riscos, mas a migração se tornará significativamente menor do que os custos e riscos de manter aplicativos antigos após essas datas de validade. A transição para o ERP em nuvem é inevitável. A única diferença serão os prazos.

Isso se reflete nas visões sobre como a computação em nuvem provavelmente mudará nos próximos dois anos:

- 84% das empresas aumentarão o uso da nuvem
Isso estava acontecendo antes da pandemia, mas nossa pesquisa mostrou que a pandemia trouxe planos de migração para a nuvem para a maioria das empresas.

- Mais da metade das empresas está movendo dados e aplicativos para a nuvem por causa da pandemia.
Eles também estavam muito mais propensos a planejar uma migração de ERP em nuvem, com 80% aumentando seus serviços em nuvem usando ERP em nuvem.

Os efeitos totais do COVID-19 em nosso ambiente socioeconômico levarão anos para serem compreendidos, mas as empresas que sobreviverão serão aquelas que se concentraram em agilidade e escalabilidade.

- Atualmente, os aplicativos ERP são mais frequentemente entregues via infraestrutura local ou hospedada.
- Os aplicativos de RH eram mais prováveis ​​de serem entregues via nuvem, 64%.
- Os aplicativos voltados para a Web, CRM, ferramentas de colaboração e bancos de dados provavelmente estavam localizados em algum tipo de nuvem pública.
- A mudança para o ERP em nuvem oferece reduções consideráveis ​​de custos, aumenta a agilidade e melhora o desempenho e a produtividade.
- As maiores barreiras para o ERP em nuvem são ERPs tradicionais complexos e sob medida e questões de segurança.
- As implementações de Cloud ERP levarão ao crescimento dos serviços em nuvem nos próximos 2 anos.
- Aumento de 56% em aplicativos baseados em nuvem / implementações de cargas de trabalho devido à pandemia.
- Aumento de 45% no uso de ERPs em nuvem devido à pandemia.