O começo de tudo.

Já faz muito tempo que temos a ideia de ter um blog da Inside. Demorou mas enfim saiu do papel. Na Inside gostamos de fazer as coisas com planejamento, seguindo uma ordem de prioridades e enfim chegou a hora do blog. É com muita satisfação que contribuo para este primeiro post contando um pouco da história que aproximou a Inside TI de uma das empresas mundiais de software mais incríveis que já conheci, a Unit4.

Há alguns anos, buscávamos um novo caminho para a Inside e resolvemos retomar as origens quando trabalhamos com ERPs de grandes players mundiais. Afinal por que não aproveitar experiências que adquirimos e aplicar a algo novo e diferenciado?

Conhecemos a Unit4 e já nas primeiras reuniões nos chamou a atenção os conceitos sob os quais a empresa trabalhava, seja comercialmente, tecnologicamente e na gestão do seu capital humano. Estávamos há anos atuando no setor de serviços atendendo empresas do setor elétrico, saúde e previdenciário. Empresas que tinham foco em pessoas pois eram elas que justificavam suas existências. Eis que chega a Unit4 com o conceito de people-centric, um termo até então novo para nós, mas o conceito nos era conhecido.

Nossos anos de experiência com sistemas nos trouxeram algumas preocupações que sabíamos que eram desafios frequentes para empresas. Primeiro buscávamos uma plataforma tecnológica de última geração com os recursos mais modernos, como cloud, mobilidade, analytics e colaboração, o conceito SMAC. Também sabíamos que um dos principais problemas que as empresas enfrentavam em seus sistemas era a falta de flexibilidade para adaptar mudanças o que resultava nas constantes customizações via código. Essa "dureza" desses sistemas acabava atrapalhando as pessoas em suas atividades profissionais rotineiras e também altos custos para customizações e atualizações.

Quando vimos que a Unit4 fazia softwares pensando nestes mesmos desafios foi amor a primeira vista. Daí veio o namoro e depois enfim o casamento, assim a Inside se tornava o primeiro Unit4 Partner no Brasil. E não pensem que foi fácil. Tivemos que nos reestruturar internamente, processos, equipes, tecnologia, marketing e comercial. Passamos a negociar com profissionais de outros países, algo novo para nós até então. Mas com todo o apoio e paciência que a Unit4 teve conosco, conseguimos colocar o trem nos trilhos e agora é seguir a viagem.

O Brasil é um ambiente complexo de negócios principalmente no que tange os sistemas tributário, fiscal, financeiro entre outras "jabuticabas". Então era preciso preparar o Unit4 ERP para este cenário e então a Inside desenvolveu o Módulo U4LocBR, localização brasileira para Unit4 ERP. Mas essa história contaremos em um próximo post. Acompanhe e fique sabendo como foi colocar em prática estes conceitos. Até o próximo.