Empresas de serviços profissionais tem  oportunidade histórica de mudar para melhor

Dion Hinchcliffe da Constellation Research e Graham Kimberley da Unit4 recentemente realizaram um workshop para empresas membros da Management Consultancy Association (MCA) “O Futuro dos Serviços Profissionais”. Incluímos algumas das nossas partes favoritas da sessão abaixo.

O desafio para empresas baseadas em serviços

Quer estejamos falando sobre consultorias de gerenciamento, empresas de arquitetura e engenharia, serviços financeiros, marítimas ou qualquer uma das outras incontáveis ​​indústrias que oferecem a experiência humana como seu principal produto, os serviços profissionais enfrentaram um conjunto único de desafios no ano passado. E com a expectativa de que o crescimento em toda a indústria não assuma uma cadência estável ou previsível no futuro, não podemos confiar que as coisas voltem aos negócios normalmente como sempre fizemos.

A pandemia foi vivenciada de maneira diferente por cada empresa, mas temas comuns surgem em todos os setores. O faturamento do cliente caiu. Os projetos foram reduzidos, cancelados e alguns foram acelerados de forma a agravar os problemas pré-existentes, levando ao estresse e ao desinteresse dos funcionários devido a expectativas irracionais. Renegociações, pressão negativa sustentada sobre as taxas e pipelines de vendas cada vez mais incertos estão na ordem do dia. Até mesmo algumas das maiores empresas baseadas em serviços estão considerando - ou já começaram - reduzir o número de funcionários.

Responder a curto e longo prazo não tem sido fácil. Mas, como as recentes recessões deixaram claro, concentrar-se nas restrições de recursos pode ter efeitos extremamente prejudiciais a longo prazo. Tanto na capacidade de entregar projetos existentes quanto na capacidade de ganhar novos negócios e se recuperar quando as condições começarem a melhorar.

Como as empresas podem responder de forma a garantir a sobrevivência e o sucesso?

Ao antecipar novas condições que substituirão as antigas à medida que emergimos do bloqueio, as empresas podem se posicionar para o retorno do clima de negócios a um estado mais saudável.

Mas devemos estar cientes - este estado mais saudável dificilmente se parecerá com o trabalho pré-COVID. Precisamos entender a nova realidade, que precisamos trabalhar e planejar tanto para um 'Novo Normal' - que existe agora - e um futuro 'Normal Futuro'.

Os clientes serão muito mais seletivos e exigentes com os projetos futuros. Os fluxos de negócios e a busca de talentos serão mais turbulentos. Talento de entrega exigirá melhor capacitação e suporte para suas novas realidades diárias de trabalho.

Mas o surgimento de novas tecnologias e a necessidade de implantá-las para garantir a sobrevivência cria uma situação única. Agora existem grandes oportunidades na criação de um modelo operacional de PSO mais holístico e dinâmico que pode custar menos e com menos perda de talentos, enquanto aumenta a margem e novos tipos significativos de negócios e oportunidades de crescimento estão ao nosso alcance para compensar os impactos recentes na receita.

Como as empresas de serviços profissionais podem alavancar a tecnologia para superar o "novo normal" ...

Estão surgindo várias mudanças importantes na tecnologia que as PSOs devem adotar para navegar no mundo do COVID. Todos nós já conhecemos intimamente a tecnologia que facilita o trabalho remoto - mas isso é apenas o começo.

A nova tecnologia pode ser organizada em três categorias: a que apóia o negócio e a entrega ao cliente, a que apóia o trabalhador de PSO e a que apóia a saúde e o bem-estar geral de todas as partes interessadas dos serviços profissionais.

Essas tendências de crescimento variam do essencial - como o envolvimento da próxima geração com o cliente, que prioriza experiências digitais de nível de consumidor e permite conexões mais sustentadas, informativas e transparentes entre sua empresa e seus clientes, e tecnologia de recrutamento inteligente que aproveita a IA para encontrar o talento que você precisam e personalizam o alcance - para os mais especulativos, mas de alto potencial. Tais como novos modelos de negócios suportados por tecnologia que nos permite sintetizar percepções de dados que antes não eram rastreáveis ​​e explorar campos verdes, acessar novos mercados e aumentar a lucratividade de nossos fluxos de receita existentes.

... e prepare-se para o "futuro normal"

Com mudanças repentinas e generalizadas em torno do setor - e provavelmente continuarão a cercá-lo por algum tempo - as PSOs têm uma oportunidade histórica e uma necessidade existencial de se articular e se adaptar.

Abraçar novas tendências representa a maneira mais óbvia de as empresas baseadas em serviços navegar no meio da tempestade e em direção a um futuro mais brilhante. Mas a chave para conseguir isso é a motivação. A liderança deve estar disposta a abraçar a necessidade e equilibrar corte de custos e investimento rápido simultaneamente para garantir receita e crescimento no "futuro normal" de médio e longo prazo. Em última análise, as PSOs dispostos a criar o novo modelo operacional pós-COVID mais inteligente, mais adaptável e mais eficaz colherão grandes recompensas.

Precisamos criar uma nova cultura de trabalho e mentalidade de PSO. Os principais executivos e trabalhadores de linha em PSOs são menos propensos a ter a mentalidade de colaborar, envolver e aceitar ajuda mais abertamente nos novos ambientes remotos de hoje. Os executivos devem liderar pelo exemplo e agir como defensores de grandes exemplos na adoção de novas tecnologias dentro e fora de seus próprios negócios.