4 Tendências de recrutamento em uma era remota

O trabalho remoto não leva a lugar nenhum. De acordo com o LinkedIn : “70% dos profissionais de talento dizem que o recrutamento virtual se tornará o novo padrão.”

E quando se trata de recrutamento, estamos apenas no começo, já que a maioria das empresas tem estado tão ocupada se ajustando ao trabalho remoto, elas não descobriram o mundo literal de talentos que ele abre para elas.

Quais tendências de recrutamento são importantes?

Portanto, como recrutadores, você precisa se preparar para a mudança de presencial para virtual e de local para global. São diferentes idiomas, culturas e expectativas. E para garantir o melhor talento, você precisa ser capaz de se comunicar com o mundo dos candidatos.

Enquanto muitas tendências estão surgindo neste novo mundo, estamos olhando para quatro que acreditamos que irão ajudá-lo a se reorientar e se destacar de outros recrutadores, todos buscando o mesmo talento.

Contratação inspiradora

Encontrar maneiras de se destacar na multidão se tornará essencial, seja uma tecnologia inteligente ou mensagens verdadeiramente envolventes. Você não pode simplesmente lançar os mesmos velhos anúncios de antes.

As chaves para este novo mundo de talentos virão de como os recrutadores adotam essas novas formas de trabalho. De acordo com um estudo da Talview , “80% dos entrevistados disseram que seu processo de entrevista e contratação agora é totalmente remoto”.

Enquanto uma pesquisa da Cielo descobriu que “67% das empresas entrevistaram, ofereceram e integraram-se virtualmente com sucesso”. O que é uma mudança significativa em apenas um ano. Mas, independentemente de quão altos sejam esses números, para alguns, eles ainda não são altos o suficiente.

Apenas 100% servirão para essas empresas, dando-lhes acesso ilimitado às melhores pessoas e às melhores tecnologias em todo o mundo. Portanto, é hora de reimaginar como você atrai e retém talentos.

Desinvestir e diversificar

A verdade era que, não importa onde fosse seu escritório, o melhor talento nunca era sempre local. E essa abordagem estática também afeta o quão diverso você pode ser. A boa notícia é que o trabalho remoto pode mudar isso.

Na verdade, com o trabalho remoto, não há mais desculpas. A diversidade é o que torna as empresas líderes, pois evidencia que colocam o talento em primeiro lugar. E cabe aos recrutadores liderar a cobrança pela diversidade, o que só pode ser uma coisa boa.

O desafio tecnológico

Até 2020, quando se tratava de trabalho remoto, a tecnologia estava sempre à frente do jogo, com apenas as empresas mais corajosas na vanguarda do software de gestão de talentos. Mas os tempos mudaram. Para acompanhar toda essa nova demanda, as empresas de tecnologia terão que inovar mais e mais rápido do que nunca.

Para ficar um passo à frente como recrutadores, você precisará encontrar maneiras novas e inovadoras de atrair, reter e satisfazer talentos. Mas como é isso? O estudo de Talview mencionado acima descobriu que muitos recrutadores planejam aumentar o uso de ferramentas de contratação remota como:

39% de entrevistas em vídeo
13% avaliações de habilidades técnicas online
12% avaliações de habilidades flexíveis online
44% de ferramentas analíticas e de treinamento para entrevistas
94% de plataformas de eventos virtuais
Para as empresas com visão de futuro, o próximo passo é usar essa tecnologia para outras áreas do ciclo de recrutamento. Oferecendo melhores experiências de integração, RH e trabalho para todos os novos contratados e além.

Alguns já estão lá, proporcionando experiências que podem replicar em um modelo global. Abrindo-se para um mundo de talentos exatamente quando eles mais precisam.

Novos modelos de trabalho

Um desafio que os eventos recentes trouxeram aos recrutadores é a incerteza em torno do modelo de trabalho que você usa. Muitas organizações em 2021 ainda estão avaliando a aparência do trabalho, e o conceito de horário comercial tradicional está em evolução.

Portanto, agora as empresas estão introduzindo ou testando novos modelos como abordagens “hub and spoke” com forças de trabalho totalmente remotas e pontos de encontro centrais fixos. Ou híbridos flexíveis, em que os escritórios existem em contextos diferentes e as pessoas os usam como entendem. E a realidade é que alguns acabarão por retornar à sua maneira original de trabalhar. É descobrir o que funciona.

Para os recrutadores, o desafio é: o que você está vendendo é trabalho. A incerteza aqui leva à incerteza nas pessoas com quem você está falando. E isso significará perder as pessoas de que você precisa. Portanto, é sua responsabilidade fazer parte da discussão e sempre saber o plano atual.

Os próximos passos

Portanto, com todas essas novas tendências e iniciativas, o que impede um mundo de trabalho remoto? Pensamento simples e desatualizado.

De acordo com a pesquisa de Talview, o único obstáculo real no caminho de um mundo genuinamente remoto são as pessoas ainda pensando:

Trabalhadores presenciais são mais eficazes (38%), e os candidatos locais são preferíveis (36%).
É certo que esse pensamento agora está em minoria, mas, como recrutadores, isso o impede. E todas as evidências apontam para que ele esteja errado. Em nosso mundo remoto, a produtividade aumentou e qualquer lugar é o novo local.

Mas é algo que muitos recrutadores terão de combater, pois depende de você encontrar os melhores candidatos, não os mais convenientes. E a tecnologia, como o software de gerenciamento de talentos, será vital para defender o caso e ensinar a todos, incluindo os candidatos, o valor real do trabalho remoto.