Que benefícios um FP&A integrado pode proporcinar

Introdução: Uma parceria harmoniosa entre a empresa e a FP&A

A principal responsabilidade do departamento de planejamento e análise financeira (FP&A) é medir o desempenho atual e planejar o futuro. Neste blog, abordaremos o tópico de planejamento e análise financeira integrada (FP&A): o que é e por que é relevante. Também exploraremos o que é necessário para uma integração bem-sucedida de FP&A com o negócio e identificaremos os principais desafios. Por FP&A integrado , entendemos uma função de FP&A que está trabalhando para, mas também em harmonia com o negócio.

Três razões pelas quais um departamento de FP&A integrado é relevante e benéfico para o negócio

Razão # 1: Promova a colaboração entre os departamentos
FP&A, como parte da função financeira mais ampla, é uma função de suporte. O objetivo do FP&A em seu sentido mais amplo é apoiar as atividades da linha de frente que geram diretamente receitas, custos, ativos e passivos. Portanto, um requisito para a integração é a necessidade de um relacionamento construtivo para permitir um suporte eficaz. Esse relacionamento permitirá à FP&A entender melhor como o negócio funciona e fornecer aos líderes de negócios análises relevantes e uma narrativa associada.

Razão # 2: melhorar a análise dos impulsionadores de desempenho
Uma das responsabilidades do FP&A é analisar os drivers de desempenho. Uma organização existe para entregar resultados tangíveis. Esses são os chamados resultados de desempenho. Quando medidos, eles atuam como uma forma de determinar o progresso, recompensas e aprendizados que ajudam a desenvolver diferentes direções, táticas ou planos. Cada parte da organização tem um impacto nas demonstrações financeiras e aparecerá como um item de despesa em algum momento, seja imediatamente ou em algum momento no futuro. Por exemplo, um departamento pode criar ativos que geram receitas ou passivos futuros, que acabarão por gerar também despesas futuras. Para analisar suficientemente o desempenho de todas as unidades de negócios diferentes, FP&A precisa estar integrado com o negócio e estar engajado com os líderes de negócios. Esta integração é necessária para FP &

Razão # 3: Ênfase no planejamento financeiro voltado para o futuro
Apenas medir o desempenho hoje não informará a empresa sobre as ações que ela precisa tomar amanhã ou sobre as decisões que precisa tomar sobre o futuro. Compreender as causas do desempenho ajudará a moldar o contexto e permitirá que a administração obtenha aprendizados relevantes. Assim, só entendendo o porquê, ou seja, os drivers de desempenho, é possível planejar com clareza a trajetória do negócio daqui para frente. Além disso, um plano robusto para o futuro da empresa não pode existir no vácuo. A empresa é responsável pelo desempenho, mas os planos precisam estar relacionados às finanças. Caso contrário, as organizações não podem definir metas reais contra as quais o desempenho pode ser medido. Somente colaborando juntos pode-se alcançar um plano compartilhado e comprometido.

Requisitos para mudar para FP&A integrados

Uma equipe FP&A integrada é aquela que está em interação diária com o negócio, atualizando constantemente seu conhecimento e visão do negócio, enquanto também apoia a construção de indicadores-chave de desempenho (KPIs) detalhados e baseados em drivers. Esses KPIs atuam como um sistema robusto que permite que cada área de negócios avalie seu próprio desempenho. Uma equipe de FP&A não integrada é mais uma commodity que pode ser terceirizada ou eliminada por completo.

Na prática, passar de uma equipe tradicional de FP&A para um departamento integrado de FP&A exige que os membros da equipe deixem de ser porteiros para facilitadores . Além disso, requer a capacidade de gerar melhores insights, que podem ser apoiados pelo uso de ferramentas analíticas e digitais . Essas duas mudanças levarão a FP&A a ser abraçada como uma equipe colaborativa para o negócio. Um que a empresa não sonharia em terceirizar.

Resumo: A integração bem-sucedida é um esforço conjunto

A verdadeira mudança vem com compensações para os negócios. Requer cooperação, uma mente aberta que acolhe desafios e generosidade com o tempo para permitir a formação de FP&A. As pessoas nem sempre querem ouvir conselhos confiáveis, mas é necessário reavaliar continuamente as próprias suposições fundamentais. Esta reavaliação é uma qualidade que se encontra em crescente demanda dentro do complexo ambiente de negócios que existe hoje.